Como instalar ou atualizar o plugin flash-player no Linux Educacional

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Linux Educacional, porém, ele não tem incluso o plugin Adobe Flash Player, que é necessário para visualizar com perfeição  páginas web que contêm animações desenvolvidas na linguagem Adobe Actionscript.

Este post tem como objetivo orientar a instalação do plugin Flash Player no navegador Mozilla Firefox, para usuários do Linux Educacional. Abaixo está descrito um passo-a-passo da instalação.

1. Primeiramente é necessário fazer o download do plugin, no próprio site da Adobe. No campo de seleção, escolha a opção .tar.gz para outro Linux. Posteriormente clicar em Baixe agora.

Download do plugin

2. Entrando na pasta onde salvou o plugin, irá localizar o arquivo com extensão .tar.gz, o que significa que o mesmo está compactado e é necessária a extração. A extração pode ser feita de duas formas, clicando com o botão direito do mouse e selecionando extrair aqui, ou então através do terminal, com o comando tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz .

3. Com a extração uma nova pasta será gerada, com o nome similar a flash-player, abra esta pasta e copie o arquivo libflashplayer.so.

4. Abra o gerenciador de arquivos modo super usuário,  clicando em menu LE, sistema, e selecionando gerenciador de arquivos (modo super usuário). Aparecerá uma tela requisitando uma senha, deve ser inserida a senha de super usuário.

5. Agora basta ir até a pasta /usr/lib/firefox/plugins. Enfatizo aqui que este caminho pode variar, por isto abra primeiramente o diretório /usr/lib, posteriormente localize a pasta firefox, que pode receber outros nomes similares, como por exemplo firefox3.0, dependendo da versão instalada. E por fim localize o diretório /plugins, onde deve ser colado o arquivo anteriormente copiado libflashplayer.so, caso já existir um arquivo com o mesmo nome, é porque já existe uma versão mais antiga do Flash Player instalada, então substitua este arquivo.

6. Para certificar-se de que o plugin foi instalado ou atualizado corretamente, feche todas as janelas do Firefox, e abra novamente. digite na barra de endereços about:plugins, e localize algo similar a Flash, e confira a versão.

Obs.: Este passo-a-passo foi testado apenas na versão 2.0, 3.0 e 4.0 do Linux Educacional. Na versão Linux Educacional para multiterminais, deve ser logado como professor para ter as permissões necessário à instalação. Processos similares devem funcionar para o sistema Ubuntu.

3 comentários sobre “Como instalar ou atualizar o plugin flash-player no Linux Educacional

  1. Fiz o processo exatamente como descrito no tutorial e tudo estava do jeito como informado mas, não funcionou. Reiniciei a maquina o navegador e nada. Esse plugin é um problema sério.

  2. fiz o procedimento, como ja havia feito mais vezes e funcionava,
    agora a algum tempo simplesmente não funciona mais, o firefox bloqueia o plugin,
    e não estou axando a forma de desbloquear. poderia me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *