Spring IDE no Eclipse

Nesse Post mostrarei duas formas de ter o plugin Spring IDE no Eclipse:

Primeira forma é baixando a IDE já com suporte nativo:

SpringSource Tool Suite (STS) é uma IDE baseada no Eclipse com plugins pré-instalados que fornece recursos valiosos para os desenvolvedores Spring. Além do suporte para o framework Spring core, STS também oferece editores visuais, validadores, Painel do Spring para outros projetos como Spring ROO, Grails, Groovy, Gradle, tcServer, e Insight Spring.

O plugin principal para STS é Spring IDE, que fornece as características fundamentais de ferramentas Spring.  STS  vem pré-configurado com muitos outros plugins, como M2Eclipse  para  Maven,  Web Tools Platform (WTP), Data Tools Platform (DTP), AspectJ  Development Tools (AJDT) e ferramentas JUnit. Já vem incluso também a edição de desenvolvedor do vFabric tc Server, o substituto para o Apache Tomcat, que vem otimizada para Spring.
STS está disponível a partir do site SpringSource:
http://www.springsource.com/developer/sts

Após o download é só proceder à instalação:

Mac OS:

É preciso montar a imagem de disco, clicando duas vezes sobre o arquivo dmg baixado. Abra o volume chamado ‘SpringSource’ e ​​dê um duplo clique no instalador para iniciar a instalação. Siga as instruções na tela para concluir a instalação.

Windows:

Dê um duplo clique no instalador para iniciar o processo de instalação. Siga as instruções na tela para concluir a instalação.
Se você baixou o arquivo ZIP, não use o utilitário de extração que vem com o Windows isso está causando problemas durante a extração. Em vez disso,use o utilitário livre 7-Zip, recomendado no próprio site.

Linux:

Uma vez baixado, iniciar a instalação, executando o seguinte comando em um terminal:

sh nomeDoArquivoBaixado.sh

Maiores informações referentes à instalação podem ser encontradas no próprio site.

Segunda forma, baixando o plugin Eclipse IDE:

O plugin prove facilidades para o uso de Spring. Possui auto complete para os xmls de configuração do Spring, módulo visual para o Spring Web Flow, navegação entre os beans do Spring, e visualização de recursos AOP.

Instalação:

No Eclipse, clique em “Help –> Install New Software…”para abrir a caixa de diálogo de instalação do plugin.

No segundo passo clique no botão Add. da imagem acima, na tela que abrirá digite “Spring IDE” sem as aspas no campo name, e “http://springide.org/updatesite” no campo Location e clique em OK.

 

Aguarde o Eclipse buscar os softwares, depois selecione apenas os campos acima e clique em Next, após isso basta aceitar os termos e aguardar pelo fim da instalação.

Para gerenciar os sites dos plugins clique em Help -> Install New Software …  Clicando no link “Available Software Sites” você vai ver os sites dos plugins configurados no momento.

Fonte: http://www.springsource.com/developer/sts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *